Pós Graduação

  • Pós Graduação Latu Sensu

    Leia mais »

    1 - Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu compreendem um conjunto de atividades de ensino-aprendizagem que se segue à graduação, com o objetivo de conferir ao educando maior grau de especialização em determinada área do saber e/ou de atividade profissional. Estes cursos são planejados com pelo menos 360 horas de formação, exigindo-se o desenvolvimento e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso de acordo com a especificidade realizada (Resolução CNE/CES n. 1/2007).

    2 - Os cursos de especialização em nível de pós-graduação independem de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento (o que lhes garante manter as características de flexibilidade, dinamicidade e agilidade), desde que oferecidos por instituições credenciadas;

    3 - As instituições que oferecem cursos de especialização devem fornecer todas as informações referentes a esses cursos, sempre que solicitadas pelo órgão coordenador do Censo do Ensino Superior, nos prazos e demais condições estabelecidas;

    4 - O corpo docente deverá ser constituído necessariamente por, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) de professores portadores de título de mestre ou de doutor, obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido. Os demais docentes devem possuir, no mínimo, também formação em nível de especialização. O interessado pode solicitar a relação dos professores efetivos de cada disciplina prevista no projeto pedagógico, com a respectiva titulação;

    5 - Os cursos devem ter duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas. A duração poderá ser ampliada de acordo com o projeto pedagógico do curso e o seu objeto específico. O interessado deve sempre solicitar o projeto pedagógico do curso;

    6 - Farão jus ao certificado apenas os alunos que tiverem obtido aproveitamento segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos (projeto pedagógico), assegurada, nos cursos presenciais, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência ;

    7 - Os certificados de conclusão devem mencionar a área de conhecimento do curso e serem acompanhados do respectivo histórico escolar, do qual deve constar, obrigatoriamente: I - relação das disciplinas, carga horária, nota ou conceito obtido pelo aluno e nome e qualificação dos professores por elas responsáveis; II - período e local em que o curso foi realizado e a sua duração total, em horas de efetivo trabalho acadêmico; III - título da monografia ou do trabalho de conclusão do curso e nota ou conceito obtido; IV - declaração da instituição de que o curso cumpriu todas as disposições da presente Resolução; e V - indicação do ato legal de credenciamento da instituição, tanto no caso de cursos ministrados a distância como nos presenciais;

    8 - Os certificados de conclusão de cursos de especialização em nível de pós-graduação devem ter registro próprio na instituição credenciada que o ofereceu.

    9 - Os cursos de pós-graduação lato sensu são relevantes para aqueles profissionais que procuram pretendem atualizar conhecimentos sobre sua área de atuação, melhorar sua prática profissional e iniciar práticas de pesquisa.

    10 - Os cursos de pós-graduação lato sensu são relevantes para aqueles profissionais que procuram: a) atualizar conhecimentos sobre sua área de atuação; b) melhorar sua prática profissional; c) iniciar práticas de pesquisa.

  • Direito Administrativo e Constitucional

    Leia mais »

    O curso de pós graduação lato sensu em Direito Administrativo e Constitucional têm como objetivo capacitar e atualizar os professores ou profissionais da área de direito ou afins, que desejam atuar com direito administrativo e constitucional. O curso irá propiciar o conhecimento dos institutos administrativos e constitucionais, analisando a legislação e suas atuais alterações, assim como as emendas constitucionais, para que possa proporcionar ao aos alunos o desenvolvimento do pensamento crítico relativo ao assunto.

    PÚBLICO ALVO
    Advogados, procuradores, professores, servidores públicos e demais profissionais que atuam na área.

     

  • Direito Civil e Processual Civil

    Leia mais »

    O Curso de pós graduação lato sensu em tem Direito Civil e Processual Civil tem o objetivo de contribuir para um a elaboração de um melhor modelo de justiça; habilitar os alunos para a pesquisa e a produção de conhecimento em Direito Civil e Processual Civil e, estimular a compreensão do Direito segundo a ótica da multidisciplinaridade, calcada no diálogo dos princípios constitucionais com as normas de direito material e Processual Civil.

     

    PÚBLICO ALVO
    Advogados, procuradores, membros do Ministério Público e da Magistratura, professores, consultores, servidores públicos e demais profissionais que atuam em assuntos que envolvam o Direito civil e Processual Civil.

     

  • Direito do Consumidor

    Leia mais »

    O curso de pós-graduação Lato Sensu em Direito do Consumidor, abrangendo, além de seus aspectos doutrinários de grande interesse e relevância, questões práticas fundamentais ao pleno entendimento da matéria. Através dos mecanismos supracitados, com utilização de métodos comparativos entre realidade histórica e atual da defesa do consumidor em nosso país, buscar a capacitação de profissionais para atuação na efetiva harmonização entre os interesses de fornecedores e consumidores.

     

    PÚBLICO ALVO
    O curso é direcionado tanto para os profissionais da área do direito, que desejam se especializar neste campo promissor, como para os profissionais de qualquer área interessados em ampliar seus conhecimentos sobre as normas reguladoras do Direto do Consumidor.

  • Direito Penal e Processual Penal

    Leia mais »

    O curso de Pós graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal tem como intuito suprindo as lacunas do mercado e instrumentalizar os operadores do Direito para a condução de questões na área, com ênfase em casos concretos, oferecendo e viabilizando a especialização de Membros da Magistratura e do Ministério Público os capacitando para o desempenho técnico-profissional relativamente à advocacia.

     

    PÚBLICO ALVO
    Advogados, procuradores, membros do Ministério Público e da Magistratura, professores, consultores, servidores públicos e demais profissionais que atuam em assuntos que envolvam o Direito Penal e o Direito Processual Penal.

     

  • Docência do Ensino Superior

    Leia mais »

    O curso de pós graduação lato sensu  em Docência do Ensino Superior, vem como resposta à demanda de professores que já atuam no Ensino Superior ou almejam nele ingressar e necessitam de uma formação pedagógica mais consistente, para o exercício da prática docente. Esses saberes didático-pedagógicos específicos, irão capacitar para a docência de uma sala de aula completa de universitários.

    PÚBLICO ALVO
    Profissionais das diversas áreas do conhecimento, os quais desejem atualizar-se em metodologia de ensino, organização de ambientes de aprendizagem, tecnologia educacional, materiais e recursos didáticos para a docência no Ensino Superior.

     

  • Educação Infantil

    Leia mais »

    O curso de pós graduação lato sensu em Educação Infantil visa a formação de um profissional educador e pesquisador com postura crítica, reflexiva e investigativa, para que o mesmo seja capaz de elaborar projetos educacionais onde reconheçam as crianças como seres sociais e culturais. Esse aprendizado fará com que o profissional consiga trabalhar da melhor maneira o aprendizado e desenvolvimento infantil, pois, saber reconhecer os desejos, direitos e necessidades de cada criança possibilitará o desenvolver de uma atividade mais qualificados com os mesmos.

     

    PÚBLICO ALVO 
    Profissionais graduados que trabalhe com crianças, professores, e gestores da área da educação, ou pessoas interessadas em estudar essa área de Educação Infantil.

     

  • Gestão Ambiental

    Leia mais »

    O curso de pós graduação lato sensu em gestão ambiental tem como objetivo capacitar profissionais para o exercício de atividades relacionadas ao meio ambiente. Essa especialização habilitará seu concluinte a implantar programas de planejamento e gestão ambiental em empresas públicas ou privadas.

     

    PÚBLICO ALVO
    Profissionais engajados em causas ambientais, interessados tanto no levantamento dos problemas ambientais, quanto na busca de solução que possibilitem a interação entre desenvolvimento, sustentabilidade e meio ambiente.

     

  • Gestão de Pessoas

    Leia mais »

    O curso de pós graduação lato sensu em Gestão de Pessoas está diretamente focado em discutir a realidade da gestão de pessoas nas organizações, entendendo as diferenças entre as técnicas tradicionais com as modernas. O pós-graduando terá a oportunidade de compreender claramente como os papéis dos profissionais da área de Recursos Humanos se integram ao trabalho desenvolvido pelos gestores.

    A era pós-industrial trouxe às organizações a necessidade de fornecer produtos e serviços que superem as expectativas dos clientes. Devido as mudanças organizacionais havidas nas duas últimas décadas o efetivo das empresas caiu drasticamente na maioria dos setores econômicos. Em função deste cenário as pessoas foram inseridas em um modelo de gestão de alta participação que passou a exigir agilidade, flexibilidade e capacidade de aprender, através de mecanismos de auto-desenvolvimento. Os gestores por sua vez também tiveram de modificar alguns padrões pessoais e da cultura da organização para que a empresa não perdesse competitividade e a inovação passou a ser chave neste processo.

    Portanto as práticas de gestão de pessoas que estão passando por uma transição, indicam que algumas organizações ensaiam a incorporação de modelos de estímulo ao significado do trabalho para as pessoas, o trabalho em equipe, a autonomia, o reconhecimento e a compensação pelo resultado obtido, bem como estão promovendo a aproximação da linha de comando com a área de recursos humanos.



    PÚBLICO ALVO
    Profissionais graduados, interessados no desenvolvimento das suas carreiras e/ou de seus negócios, bem como aqueles que estão buscando a atualização de seus conhecimentos face aos novos desafios impostos por um mercado altamente competitivo e globalizado.

     

  • Gestão de Segurança Pública

    Leia mais »

    O curso de pós graduação lato sensu em Gestão de Segurança Pública apresentará os novos contextos e desafios da segurança pública, capacitando o participante para elaborar projetos que visem as ações de segurança que possibilitem a compreensão dos princípios éticos, sociais e formais. O concluinte estará apto à planejar, gerenciar e atuar como agente transformador da realidade social, construindo ativamente uma melhoria na qualidade da vida social e individual.

     

    PÚBLICO ALVO
    Profissionais atuantes na área de segurança Pública.

     

  • Gestão Empresarial

    Leia mais »

    A pós graduação lato sensu em gestão empresarial fará com que o estudante adquira os conhecimentos e habilidades necessárias para atuar nos diversos conflitos empresariais, adequando-se a realidade econômico-cultural brasileira. Fornecera uma visão sistemática e abrangente das atividades dos gestores e função básica da organização, em nível empresarial. Isso permitirá que ele conheça e analise as condições de um ambiente empresarial competitivo.

     

    PÚBLICO ALVO 
    Profissionais interessados em desenvolver conhecimentos teóricos e técnicos específicos em gestão empresarial, e que pretendem assumi essa posição executiva, assim como aqueles que já as ocupam, mas querem manter seus conhecimentos atualizados.

     

  • Gestão Escolar

    Leia mais »

    O curso de pós graduação lato sensu em Gestão Escolar Capacita e atualiza o professor ou profissional da área de educação, já graduado, que queira atuar como Gestor Escolar (Coordenação e Diretoria Pedagógico-Administrativa), obtendo o aluno a titulação de especialista em Gestão Escolar. Ao término do curso o aluno terá completa aptidão de competências e aplicação de habilidades a desempenhar o papel de Gestor, Diretor Escolar e/ou Coordenador Administrativo Escolar.

     

    PÚBLICO ALVO
    Educadores que têm interesse em atuar como coordenador e diretor pedagógico-administrativo.

     

  • Gestão e orientação Educacional

    Leia mais »

    O curso de pós graduação lato sensu em Gestão e orientação Educacional irá atualizar o professor ou profissional da área de educação, já graduado, que queira atuar como Gestor Educacional (Coordenação e Diretoria Pedagógica), obtendo o aluno a titulação de especialista em Gestão e Orientação Educacional. Ao término do curso o aluno terá completa aptidão de competências e aplicação de habilidades a desempenhar o papel de Gestor, Orientador, Coordenador e/ou Diretor Pedagógico.

     

    PÚBLICO ALVO 
    Graduados em qualquer área que tenham interesse em atuar como diretor ou coordenador educacional se especializando e Gestão e Orientação Educacional.

     

  • Gestão Pública

    Leia mais »

    Após graduação lato sensu em Gestão Pública têm como objetivo promover a reflexão das ações governamentais e o seu valor para a sociedade, possibilitando o desenvolvimento de competências para a gestão pública e contribuir para o desenvolvimento crítico deste, visto que, dessa maneira atuaram como elementos condutores à mudanças nas organizações públicas.

     

    PÚBLICO ALVO
    Funcionários Públicos em esfera federal, estadual, e municipal, assim como profissionais interessados na compreensão das atividades públicas eficientes, necessárias ao atendimento dos interesses públicos e privados. 

     

  • Psicopedagogia com ênfase em Ensino Especial e Educação Inclusiva

    Leia mais »

    O curso de pós graduação lato sensu em Psicopedagogia com ênfase em Ensino Especial e Educação Inclusiva têm como objetivo preparar o psicopedagogo para atuar com pessoas com necessidades especiais, fazendo o acompanhamento psicopedagógico levando em conta a limitação de cada um de seus estudantes e auxiliando-os na superação desses limites.

     

    PÚBLICO ALVO
    A pós graduação lato sensu em Psicopedagogia com ênfase em Ensino Especial e Educação Inclusiva têm como principais interessados professor ou profissional na área de Educação e Saúde que trabalham ou têm interesse em trabalhar com pessoas com necessidades especiais.

     

  • Psicopedagogia Clinica e Institucional

    Leia mais »

    O curso de pós graduação lato sensu em Psicopedagogia Clinica e Institucional busca preparar o psicopedagogo dentro do enfoque preventivo, ou seja, em um trabalho direcionado para as condições de aprendizagem. Assim, está voltado para uma linha preventiva, contando com disciplinas que estudam o ato de aprender e os tipos de dificuldades de aprendizagem que podem ocorrer durante todo o processo ensino-aprendizagem da criança e do adolescente. A preocupação central é levar o profissional a compreender o processo do aprender, atentando à relação professor x aluno ou psicopedagogo x criança, conhecendo os recursos que podem propiciar o uso da capacidade de compreensão da criança.

     

    PÚBLICO ALVO
    O curso de Psicopedagogia Clinica e Institucional têm como principais interessados professor ou profissional na área de Educação e Saúde, que atue ou deseja atuar com Psicopedagogia Clínica ou Institucional.

     

  • Matemática e Estatística

    Leia mais »

    O curso de Pós-Graduação lato sensu em Matemática e Estatística têm como objetivo formar pesquisadores, docentes e profissionais na área de matemática e suas aplicações.

     

    PÚBLICO ALVO
    Graduados nas áreas das Ciências Exatas e das Ciências Agrárias e Ambientais que tenham a necessidade de aprofundamento de conhecimentos e práticas em Matemática e Estatística para desenvolverem suas atividades profissionais.

     

  • Lato Sensu em Farmácia Clínica/Hospitalar

    Leia mais »

     

    Duração: O curso de pós-graduação lato sensu em Educação Infantil tem a duração mínima de 6 meses e máxima de 12 meses. Neste período está incluso a entrega do trabalho final do curso.

    Carga Horária: 480h

    Público Alvo: Portadores de Diploma de Graduação em Farmácia.

  • Lato Sensu em Urgência e Emergência

    Leia mais »

    Duração: O curso de pós-graduação lato sensu em Educação Infantil tem a duração mínima de 6 meses e máxima de 12 meses. Neste período está incluso a entrega do trabalho final do curso.

    Carga Horária: 440h

    Público Alvo: Propagar o conhecimento na área de Enfermagem de Urgência e Emergência, capacitando os profissionais a atuar com agilidade e abordagem humanizada no atendimento de pacientes adultos, pediátricos e idosos em situações de emergência e urgência, tanto no pré-hospitalar quanto no intra-hospitalar.

  • Lato Sensu em Direito Trabalhista

    Leia mais »

    Duração: O curso de pós-graduação lato sensu em Direito Administrativo e Constitucional tem a duração mínima de 6 meses e máxima de 12 meses. Neste período está incluso a entrega do trabalho final do curso.

    Carga Horária: 480h

    Público Alvo: Pessoas que já possuem graduação que queiram  aprofundar sobre os ramos do direito administrativo e constitucional.